terça-feira, 1 de dezembro de 2009

H2otel Congress & Medical SPA






NAS NUVENS
Se o título o levou ao céu, saiba que o H2OTEL anda lá perto. E nao é só por estar situado na serra da Estrela, a 750 metros de altitude. Ali, tudo contribui para que se sinta... nas nuvens

Comecemos por um exercício de imaginaçao. Pense numa piscina de água quente no meio de um cenário montanhoso. Agora, imagine neve a cair. O leitor está relaxado dentro de água e os flocos de neve desfazem-se ao tocar-lhe o rosto...

Um cenário de sonho?! Entao, primeiro, a boa notícia: o exercício de imaginaçao pode tornar-se realidade e quem já experimentou, diz maravilhas. A parte má é que, muito provavelmente, só volta a cair neve daqui a uns meses.


Nao desanime! O espaço de que lhe falamos tem piada durante todo o ano. Fica em Unhais da Serra, bem no centro de Portugal. Ao chegar, porém, o mais provável é pensar que está em Andorra, na Suíça, ou num qualquer país do Norte da Europa (um verdadeiro "Vá para fora cá dentro"). O arquitecto Jorge Palma inspirou-se nessas paragens para projectar este hotel tipicamente de montanha, que apesar da dimensao, consegue recriar o ambiente de um pequeno chalet no interior.



Nos múltiplos espaços em que se divide o piso de entrada recepçao, sala de leitura, salas de estar, bar, restaurante, sala de jogos, ginásio saltam a vista as paredes com centenas de pedras de xisto, excelentemente combinadas com o conforto infalível da madeira. E, por falar em madeira, façamos o percurso de quem chega ao hotel e espreitemos os quartos. A nossa espera, temos um simpático tabuleiro com cerejas do Fundao e umas bolachas para saborear com compotas deliciosas. A vista, como calculávamos, é um quadro natural, com paisagens apaziguadoras sobre a serra. A decoraçao, com cabeceiras em couro, papel de parede e madeira de sucupira, convida ao repouso.





Mas nao para já. Em cima da cama, o roupao lembra aquilo que ansiamos por experimentar, o complexo colado ao hotel, baptizado como Aquadome. O acesso pode fazer-se directamente sem passar pelo espaço comum, mas se lhe apetecer tomar algo no bar, por exemplo, ninguém vai estranhar de o ver assim vestido.

Apesar do requinte, circular em roupao é um hábito conquistado pelos hóspedes, e torna o ambiente mais familiar. A parte lúdica é dominada pela piscina singular que tem uma parte exterior e outra interior. Se, lá fora, se pode contemplar a paisagem de montanha, seja Verao ou Inverno, já que a água da piscina é aquecida; no interior, a vista nao é menos espectacular, graças a um cenário rochoso construído artificialmente. É nestas "rochas" que se esconde o "Circuito Celta", com hamman, banho turco, sauna, fonte gelo, duche de contraste 360 graus, sauna com cromoterapia.

Mas o Aquadome é muito mais do que diversao. Construído sobre o edifício das antigas termas de Unhais da Serra, que atraíam muitos aquistas no início do século, o hotel tem nos tratamentos termais um ponto de honra, sejam eles numa perspectiva de bem-estar ou clínica (o complexo está equipado com um medical spa, o primeiro do País).

Há ainda que falar na Aquafisio, com salas de fisioterapia mais uma vez com vistas de sonho, e no Aquacorpus, o Mountain Spa que só usa água mineral natural, com tratamentos do laboratório Gernétic e, aos fins-de-semana, massagens holísticas orientais.

Mas é bom ter presente que o H2OTEL fica situado no início do Parque Natural da Serra da Estrela e que, fora de portas, há uma natureza deslumbrante a espera de ser explorada.

Contactos:
H2OTEL
Avenida das Termas, Unhais da Serra
Apartado 14
6200-999 Covilhã
tel: 275 970 020
fax: 275 970 029

Central de Reservas:
tel: 275 330 406
fax: 275 330 441
email: centraldereservas@naturaimbhotels.com

Albergaria Berne



Em pleno coração da Serra da Estrela , a Albergaria Berne, criada em 1992, recebe com acolhimento e profissionalismo todos os que procuram fugir á rotina e descansar em harmonia com a natureza.

Bem localizada na Vila de Manteigas e rodeada de Jardins, a Albergaria oferece um ambiente calmo e familiar visando proporcionar momentos unicos aos seus visitantes.

A Albergaria Berne foi inaugurada em 1992, mas o seu Restaurante já existe desde Janeiro de 1983.O restaurante Berne foi criado pelo actual proprietário, António Martins e pela sua mulher e cozinheira, Maria José Martins.


Com uma variedade de pratos e sabores, o cliente é convidado a descobrir especialidades da região, tais como a Truta de Manteigas, o Bacalhau com Broa, o Entrecosto com Enchidos e Migas de Feijoca, o Cabrito no Churrasco e as famosas Feijocas de Manteigas , além de diversos Enchidos Regionais, podendo igualmente optar por alguns pratos internacionais com especial destaque para o Strogonoff de Gambas, o Fondue de Queijo, o Fondue Bourguignone, ou a Raclete, entre muitas outras escolhas.


O restaurante funciona nos seguintes horários:
Almoço - das 12h às 14,30 horas
Jantar - das 19h às 21,30 horas

O que comi:
A comida que compõe a ementa desta casa, são um verdadeiro manjar dos Deuses, desde os pratos à sobremesa, um dos pratos dignos de se falar é o Bacalhau com migas, e depois pra finalizar o doce de abôbora com queijo de cabra, era maginifico. 

Recomendo uma ida à Serra da Estrela nesta altura, tem umas paisagens magnificas.


Contactos:
Morada

Albergaria Berne
Santo António - 6260 MANTEIGAS
SERRA DA ESTRELA

Telefone:
+351 275 981 351
Fax:
+351 275 982 114
E-mail:

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Hotel Rural Quinta de Novais

Numa antiga casa agrícola de finais de século XVIII, cujos edifícios de apoio foram também reconvertidos, nasceu o Hotel Rural Quinta de Novais, na freguesia de Santa Eulália, concelho de Arouca.

A recuperação e restauro do conjunto respeitaram as características das construções pré-existentes, tendo havido, no entanto, a preocupação de introduzir um toque de modernidade e todo o conforto imprescindível aos dias de hoje. A utilização de materiais como o ferro e o vidro, assim como a escolha de algumas cores mais arrojadas, permitiram a criação de espaços e ambientes de surpreendentes contrastes.

O espaço envolvente, com cerca de 25000m², mantém uma grande área de castanheiros, carvalhos e sobreiros que, juntamente com o espaço verde e florido do jardim, e tendo por horizonte a serra da Freita, formam um conjunto único.

O Hotel Rural Quinta de Novais possui um total de 16 quartos duplos divididos em quatro ambientes decorativos diferentes, todos com varanda individual, ar condicionado, mini-bar, tv cabo, telefone e Internet.

Os hóspedes têm acesso a um vasto espaço de lazer, que inclui piscina, ginásio e jacuzzi. Organizam regularmente actividades ao ar livre, tais como: passeios pedestres, BTT, rafting, canyoning e escalada.

Os clientes podem ainda degustar as iguarias da região no restaurante da própria Quinta, e diga-se de verdade que é um restaurante maravilhosa com uma cozinha bastante recheada com belos pratos e finais maginificos com saborosas sobremesas, tudo da região.

A simpatia, a qualidade dos quartos, a recuperação do espaços, a beleza da região, são sem duvida, um local com vontade de visitar, recomendamos profundamente.

Quartos de Hotel: 16.

Telefone: +351 256 940 100

Fax: +351 256 940 109

E-mail: geral@quintadenovais.com
Morada: Novais - Sta. Eulália
4540 - 540 Arouca


quinta-feira, 16 de julho de 2009

Arouca

Arouca, terra de verdes paisagens, de raros acontecimentos geológicos, com um espaço urbanístico devidamente planeado, é um local de visita obrigatória.
O concelho de Arouca, por onde desfila o Rio Paiva, é um dos melhores locais da Europa para a prática do desporto de aventura, nomeadamente o Rafting.
Arouca possui um dos melhores museus de arte sacra e um convento monumental que nos faz recuar no tempo.
As Trilobites (fósseis marinhos) e as Pedras Parideiras (fenómeno geológico raríssimo em todo o mundo) são elementos diferenciadores, que fazem de Arouca um território de excepção na preservação do mundo natural.
Arouca é um concelho extenso, com um traço de ruralidade único, possui aldeias perdidas no tempo, umas habitadas, outras onde encontramos apenas vestígios das construções dos nossos antepassados.
Arouca é uma terra de alegria, de simpatia, de futuro.Um concelho com instituições que apostam claramente nas pessoas e fazem de Arouca um excelente local para se viver.
Os doces Conventuais e Regionais, a carne da Raça Arouquesa e a gastronomia fazem de Arouca, um local de especial vocação para o Turismo.
A exploração mineira durante a segunda guerra mundial, que colocou lado a lado Ingleses e Alemães, é um património ímpar, ainda por explorar.
A prestação de serviços de qualidade na área do turismo, do artesanato, do merchandising ligado ao Geoparque, ao Convento e ao património natural devem ser apostas prioritárias do concelho de Arouca.
Arouca deve aumentar os incentivos sociais, que muito tem contribuído para atenuar a pobreza existente no concelho.
Nas últimas décadas o concelho de Arouca aproveitou exemplarmente as oportunidades e desenvolveu um modelo de rigor na gestão dos seus recursos.
Com a assunção irreflectida de despesa, numa postura do “faz-se tudo para se agradar a todos”, nomeadamente, com a proliferação de pólos escolares sem se ter em conta a devida dimensão territorial e racionalização de custos, Arouca pode iniciar um percurso diverso da imagem de rigor que conquistou na gestão dos dinheiros públicos.
Todos juntos temos de fazer um esforço acrescido para que se incutam na acção governativa valores de rigor e responsabilidade.Arouca tem demonstrado que é capaz de, com escassos recursos, fazer muito e bem feito.Com um património irreplicável, com gente simpática e criativa, explorando o que a torna única, Arouca é uma terra de futuro.
(publicado no jornal Mais Alerta)
Convento de Arouca

O Mosteiro de Arouca foi fundado no século X, em honra de São Pedro, considerado um dos mais ricos do país, pertenceu à Ordem de Cister, tem estilo classicista romano, com revestimentos de talha dourada.
A vida deste mosteiro foi marcada por D. Mafalda, filha de Sancho I, que em 1220, entra para o convento, aumentando o já influente papel do mosteiro na vida politica e administrativa da região, através de grandes doações feitas por esta rainha, que veio a ser beatificada e cujo túmulo ali se encontra.
Grandes obras são executadas no século XVI, incidindo sobretudo nos adornos dos altares e no século XVII, é ampliado o complexo monástico, que no final deste século albergava cerca de 100 freiras e 300 criadas.
No século XVIII, deflagra um incêndio, que destrói uma grande parte do convento, o que obriga a obras que se estendem por mais de 20 anos, mas em 1935, novo incêndio dei origem a novas obras de reconstrução.
O convento foi extinto em 1886, todos os seus bens passaram para a Fazenda Pública, mas o seu valioso espólio mantém-se, no Museu de Arte Sacra, ali instalado.
Tem vindo a ser alvo de obras de recuperação e restauro da responsabilidade do IPPAR. De entre o importante património do mosteiro destacam-se, esculturas de Braga Jacinto Vieira, o retábulo-mor da autoria do entalhador bracarense Luís Vieira da Cruz, ou o cadeiral, constituído por 104 assentos, ricamente entalhados.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Quinta da Travessa


Em plena Serra da Cabreira situa-se esta quinta vestida de pedra e madeira onde bater três vezes para não acabar.
A quinta é caracterizada por cinco casas de campo equipadas com quarto, casa-de-banho, sala com lareira, kitchenette e aquecimento central. Cada casa é um feliz acaso rodeado pela Serra, que entra pelas janelas reconfortando o olhar que nela descansa. Toda a área é revestida com um cobertor florestal, com terras férteis para agricultura. A tipologia é característica da região, Cada casa pode albergar até seis pessoas. Há uma sala de jogos que aquece, uma piscina que arrefece e um alpendre para churrascos que apetece. O pequeno-almoço faz figura com as iguarias produzidas biologicamente na Quinta e para viver o tempo em movimento existem os passeios pedestres, passeios a cavalo, barco de recreio e desportos náuticos, observação da natureza, praia fluvial e montanha. Quem tiver animais pode trazê-los, pois são bem vindos.
CASA DO CASEIRO
1 Quarto
1 Casa de banho completa
Sala com lareira
Kitchenette
Sofá -cama
Aquecimento central
CASA DA OFICINA
1 Quarto
1 Casa de banho completa
Sala com lareira
Kitchenette
Sofá -cama
Aquecimento central
CASA DO PALHEIRO
1 Quarto
1 Casa de banho completa
Sala com lareira
Kitchenette
Sofá -cama
Aquecimento central

CASA DO PORTÃO
2 Quartos
1 Casa de banho completa
Sala com lareira
Kitchenette
Sofá -cama
Aquecimento central
CASA DA HORTA
2 Quartos
1 Casa de banho completa
Sala com lareira
Kitchenette
Sofá -cama
Aquecimento central
Como chegar:
Vieira do Minho dista a apenas cerca de 30 km de Braga > EN103; EN304
Morada:
Ameã – Eira Vedra - 4850-151 Vieira do Minho
Contactos:
Tel. 253 647 430
Telem. 919 773 755
Email mailto:quintatravessa@mail.pt
Site: http://www.quintatravessa.com/
GPS:
N 41º 38’ 41,49”
W 8º 9’ 19,24”