sexta-feira, 23 de julho de 2010

MUSEU DO CARAMULO

Dois irmãos, Abel e João de Lacerda, fundam nos anos cinquenta, um invulgar museu, numa pequena povoação chamada Caramulo, situada numa montanha no centro de Portugal, com luxuriante vegetação, virada a Sul, sobre um vale extenso de 80 Km: o mais vasto panorama do país.

Colecção de Arte
Abel de Lacerda, apaixonado pela arte, constrói um edifício, com os mais modernos conceitos de museologia, para expor uma invulgar colecção de objectos de arte constituída por 500 peças de pintura, escultura, mobiliário, cerâmica e tapeçarias, que vão da era Romana até Picasso.



Colecção de Automóveis
João de Lacerda, apaixonado por automóveis, constrói outro edifício anexo ao primeiro, vocacionado para expor 100 automóveis e motos, dentro do princípio de que todos os veículos pudessem sair facilmente, para exibição e conservação.



Com a morte prematura de Abel de Lacerda em 1957, criou-se a Fundação Abel de Lacerda - hoje Fundação Abel e João de Lacerda - proprietária dos dois museus de Arte e Automóveis, abertos ao público todo o ano. Mais de 1 milhão de visitantes entraram neste meio século, no Museu do Caramulo.

Colecção de Brinquedos

O Museu do Caramulo abriu ao público, em Março de 2004, uma exposição de brinquedos antigos e miniaturas de colecção.
Esta nova exposição, com carácter permanente, conta com mais de 3000 peças e cobre quase um século da história do brinquedo e do coleccionismo, mostrando a evolução do brinquedo e das miniaturas através das suas várias fases e materiais.
Da lata ao plástico, da massa ao ferro, a exposição oferece uma grande variedade não só em termos das peças expostas, como na origem dos países e formas de produção.
A variedade das temáticas expostas é muito alargada, cobrindo áreas como aviação, comboios, barcos, automóveis e transportes terrestres, militares e guerra, pistas de acção, jogos e ficção científica, não esquecendo os brinquedos de origem portuguesa.


O Museu do Caramulo espera, com esta nova aposta, não só complementar as colecções já existentes como aumentar a sua oferta nos serviços educativos e pedagógicos, conquistando assim novos públicos.
Além da colecção, o museu organiza anualmente a Feira de Miniaturas e Brinquedos Antigos (Troca, Compra & Venda) no seu claustro, juntando vendedores e coleccionadores de norte a sul num lugar diferente dos habituais e oferecendo simultaneamente uma visita às colecções do Museu do Caramulo.
 
Ficamos muito surpresos com a existência deste Museu em Portugal e muito mais num local como este, longe das populações do litoral e dos grandes centros populacionais e com este elevadissimo valor artistico e  museológico, de uma riqueza inigualável em Portugal, só comparado talvez com o valor patrimonial do Mosteiro dos Jerónimos, pois tanta é a sua riqueza em arte exposta nos dois museus a parte de arte e a parte automóvel, um local que recomendamos ir, optando por ficarem no Hotel do Caramulo e podendo desfrutar ainda da grastronomia da região, indo ao restaurante Montanhês e ao Varanda do Sol, não perdendo a ida ao Miradouro do Caramulinho.
É um museu ímpar, a cada dia, com um espólio mais enriquecido, uma preciosidade no nosso pequeno imenso Portugal.

LOCALIZAÇÃO:
Rua Jean Lurçat 42
3475-031 Caramulo

CONTACTOS:
Telefone: +351 232 861 270
Website: http://www.museu-caramulo.net/
Facebook: http://www.facebook.com/pages/Caramulo-Portugal/Museu-do-Caramulo/93409416187?ref=ts#!

HORÁRIO:
Seg - Dom:
10:00 - 13:00
14:00 - 18:00

Sem comentários: