Detentor de um património natural, cultural, construído e etnográfico de grande riqueza, que concilia com uma gastronomia tradicional de grande variedade, Figueiró dos Vinhos, designado por Malhoa como «Sintra do Norte».
Figueiró dos Vinhos situa-se na Região Centro do País, a Norte do distrito de Leiria, na denominada Região do Pinhal Interior Norte, beneficiando de uma localização privilegiada no contexto regional, estando servido por várias vias de acesso.
Figueiró dos Vinhos oferece aos seus visitantes um leque variados de locais e actividades para que todos possam desfrutar da beleza natural daquela região, assim sendo e antes de nos termos feito a caminho, fomos ao posto de turismo no centro da vila e lá fomos muito bem recebidos e fomos informados dos diversos pontos de interesse do municipio de Figueiró dos Vinhos e dos concelhos vizinhos.
O Concelho de Figueiró dos Vinhos é possuidor de um significativo património natural e paisagístico, com uma densa mancha florestal e várias ribeiras e espelhos de água, é uma referência para o Turismo Ambiental e de Natureza na Região em que se insere, onde se evidenciam pela sua beleza e qualidade as suas Praias Fluviais, todas elas com excelentes condições naturais, permitindo usufruir de águas límpidas, de uma paisagem envolvente bastante acolhedora e de equipamentos complementares de apoio.
Não podem deixar de visitar as imensas praias fluviais existente, consideramos nós que este é o concelho das praias fluviais, pois eram tantas as praias que vimos e estivemos que quissemos "Batizar" o municipio do concelho das praias fluviais. Recomendamos a ida:
Praia das Fragas de S. Simão
Um local de beleza ímpar, com águas límpidas rodeadas de imensas fragas, que lhe dão o nome e que possibilitam a realização de desportos radicais, para além do simples lazer. Que possui bar, parque de merendas, instalações sanitárias e balneários.
Praia Fluvial de Aldeia Ana de Aviz
Com uma represa que sustém a água da ribeira e forma um local de ambiente aprazível para tomar banho e desfrutar do sol, é reconhecida a nível nacional pelas suas condições excepcionais. Esta praia tem bandeira Azul e dispõe de bar e apoio, parque de merendas, instalações sanitárias e balneários.
Miradouro das Fragas de S. Simão
Neste local é possível desfrutar da majestade e magnificência proporcionada pela beleza rude, pela harmonia e pela concertação de tons, cores e expressões, resultantes da fusão dos elementos da paisagem autóctone, das imensas Fragas, do casario do Casal de S. Simão e do vale luxuriante da Pena, por onde correm as águas límpidas da Ribeira de Alge.
Foz de Alge
Nascendo no norte do concelho, a Ribeira de Alge desagua no rio Zêzere onde a Albufeira do Castelo de Bode começa a tomar forma. Neste local poderá praticar diversos desportos aquáticos, deliciar-se com as artes da pesca e com os sabores da gastronomia ou desfrutar do simples lazer. Instalações de apoio: restaurantes, sede do Clube Náutico e Parque de Campismo.
Aldeia de S. Simão
Existe apenas uma única rua que vai dar a lugar nenhum. São 23 habitações, que preservam a arquitectura original da Aldeia e os materiais da região, de um lado e do outro. Se a isto juntarmos um pequeno percurso pedestre que, em 15 minutos, nos leva à Praia Fluvial das Fragas de S. Simão e uma ribeira, a de Alge, que passa a caminho do Zêzere, uma Ermida com muitos séculos de História e de histórias, o verde das serras circundantes que nos conduzem à Serra da Lousã, o ar puro e a paisagem deslumbrante das Fragas de S. Simão, aqui e além rasgada por uma ave de rapina..., temos o Casal de S. Simão, um pequeno aglomerado de habitações que repousam tranquilamente no silêncio da serra e que tem ganho uma nova vida nos últimos anos.
ONDE COMER
Restaurante Toca do Mocho
Inaugurado em Agosto de 2004, na aldeia de Castanheira de Figueiró, concelho de Figueiró dos Vinhos, o Restaurante Toca do Mocho oferece aos seus visitantes o melhor da gastronomia regional, fruto de muita investigação por parte dos proprietários, amantes da cozinha autêntica, com um toque de requinte e originalidade. No ambiente rústico, que retira a sua alma das paredes em pedra e do tecto em vigas de madeira, da sala de refeições ou na ampla esplanada que a complementa, consomem-se iguarias com sabor lusitano. E há ocasionalmente fado ao vivo e outras actuações musicais, que fazem as delícias dos comensais.
Sobre a mesa exibem-se as entradas: pão e broa fresquinhos, requeijão, doce de tomate, doce de framboesa e mel (todos caseiros), morcela, paiola e uma farinheira divinal, feita especialmente para a Toca do Mocho por uma amiga da família. Como pratos comemos Arroz de Tamboril, Bacalhau Assado, Carne de Porco com castanhas, tudo com uma apresentação primorosa (que é, aliás, uma das características da casa), sem excesso de condimentos ou de gorduras. De sobremesa comemos Tarte de Frutos do Bosque (com um perfumado toque de gengibre), Semifrio de Framboesas, como tudo isto foi tão bom, um dos melhores restaurantes onde já comemos e que gostamos de repetir, e onde quer for a Figueiró não pode deixar de lá ir.
ONDE DORMIR
Hotel Rural Solar das Freiras
Um hotel rural, com muito boas condições e com arte de bem receber, com uma pequena piscina que pode ser interior ou exterior conforme a época do ano, com quartos bastante acolhedores e confortáveis e um pequeno almoço muito caseiro e tipico.